terça-feira, 22 de março de 2011

"Twitter é a melhor ferramenta de RSS", diz Tessália, @twittess



No começo de tudo, ela era apenas a @twittess, uma celebridade da internet que entrou para o Twitter em 2008 com o objetivo de "experimentar a nova rede social", que hoje ela chama de "a melhor ferramenta de RSS". Em novembro de 2009, meses antes de se tornar uma das personalidades mais polêmicas do Big Brother Brasil 10 e da história do programa, @twittess já provava que era mesmo famosa, ao menos na internet: a jovem curitibana venceu fácil uma promoção do Planeta Terra Festival que levava 15 seguidores e o dono do perfil mais votado para assistir aos shows em um ônibus camarote exclusivo. Em 2011, um ano após sua "identidade secreta" ter sido revelada no reality show ao Brasil, @twitess, ou Tessália Serighelli, conversou por e-mail com o Terra para falar sobre sua estreita relação com o Twitter, rede de microblog que tirou a moça do anonimato e que neste 21 de março completa cinco anos de vida.

Internauta desde os tempos de "escola", Tessália, 23 anos, conta que passa grande parte do dia conectada e que tuita muito do celular. "Verifico meus e-mails e mentions por push (chegam assim que são postados), então só não estou conectada quando vou dormir". Escolhida para participar do Big Brother Brasil 10 muito em função da sua popularidade na internet - na época ela contava com mais de 70 mil seguidores -, Tessália credita ao Twitter muito do seu sucesso como profissional: "todo o começo do meu trabalho com mídias sociais foi no Twitter. Hoje, meu trabalho é totalmente baseado nele".

Foi assim que surgiu a @twittess, primeiro perfil de Tessália e o qual ela sempre definiu como sendo de sua personagem virtual. "Comecei falando do mundo geek, dia-a-dia e dando dicas de sites legais que encontrava na internet. Continuo fazendo o mesmo, mas hoje a @twittess é um pouco menos nerd e para um publico mais jovem. Tuito links bacanas, noticias importantes, converso com os followers e divulgo ações importantes com ajuda de uma equipe".

Já seu segundo perfil, o @tes2salia, foi criado porque as pessoas queriam saber da sua vida pessoal. Vida pessoal essa que depois de participar de um reality show torna-se difícil de manter privada. Durante o um mês que Tessália passou dentro da casa do BBB 10, descobriu-se, por exemplo, que ela tem uma filha. E mesmo após sua saída do programa, com 78% dos votos, os holofotes continuaram sobre ela por algum tempo: fora da casa, Tessália engatou um romance com o também publicitário e ex-BBB Michel Turtchin, que durante o reality show ficou com Tessália, mesmo tendo uma namorada.

Sobre a fama, Tessália conta que obviamente é diferente dos tempos em que era apenas a @twittess: "hoje as pessoas me reconhecem na rua, pessoas que não têm acesso à internet regularmente também. Com o Twitter era mais focado. E hoje em dia as pessoas sabem muito sobre mim. :) Ate demais! rs", explica ela. Atualmente, com uma 11ª edição do Big Brother Brasil por terminar, os ex-BBBs da edição anterior já não estão tão em foco, o que permite que Tessália trabalhe novamente com mídias sociais e utilize a força de seu nome para, por exemplo, apresentar-se como DJ e escrever uma coluna sobre BBB no site OFuxico.

Mas, no caso de Tessália, sua área de atuação parece mesmo ser o Twitter. Se com a @twittess ela usou follow back - script de seguir de volta quem a segue - "por algum tempo", hoje, além de não utilizar mais, ela sequer precisa. Seu primeiro perfil, o @twittess, conta com 184,624 mil seguidores, seu perfil pessoal, o @tes2salia, tem 118,405 mil seguidores, já o do @topvlogs - perfil do site de divulgação de vlogs brasileiros - conta com 45,777 mil seguidores e o perfil do site sobre reality shows @cartasparapi, com o qual também colabora, tem pouco mais de 20 mil seguidores.

Além desses quatros perfis, existem na rede de microblogs mais de 15 perfis sobre Tessália, alguns falsos, outros difamatórios e outros, é claro, de fãs da curitibana que atualmente vive em São Paulo. "Cada um tem liberdade para usar o Twitter como quiser. O Twitter segmenta bem, ninguém precisa seguir e ainda pode ignorar a existência de outros perfis que não interessem. Fico feliz que existam perfis criados por fãs e com intuito de divulgar meus trabalhos! É muito gratificante!", disse ela sobre a fama no Twitter.

Para Tessália, o Twitter é ferramenta de trabalho, com a qual ganha dinheiro, mas também "a melhor ferramenta de RSS". "Recebo todas as informações na minha timeline, como feed. Isso é realmente fundamental na correria do dia a dia". Além disso, se tornou, de certa forma, uma "autoridade" no assunto. Sobre os perfis criados pela produção do Big Brother Brasil 10 na época do programa, que além de @twittess, contou com a participação de outra celebridade da web, @orgastic_desire, ou Serginho - atualmente com 438,265 seguidores, ela dispara: "achei interessante, mas não acho que tenha dado certo. As pessoas gostam dos perfis originais, procuram pelos verdadeiros. Querem saber da vida pessoal e não só profissional dos ex-participantes". Disso, @tes2alia bem sabe. @Jes_Campos


@Jes_Campos


Nenhum comentário: